sexta-feira, 20 de julho de 2012

Prospecção de mercado do Diário - Médio ofensivo

O Diário Desportivo decidiu fazer uma análise de mercado e indicar possíveis reforços para os três grandes.
Depois da análise feita às restantes posições, aqui, é a vez de abordarmos o mercado no que toca à posição de médio ofensivo, posto que poderá ser reforçado por Benfica, FC Porto e Sporting se houver saídas de jogadores desta referida zona do terreno.

Siem de Jong (Ajax) - Médio holandês de 23 anos com um potencial enorme. Trata-se de um jogador muito polivalente que pode actuar também, com alguma naturalidade, a ponta-de-lança. Aparece muito frequentemente em zonas de finalização tendo marcado 13 golos na última Liga Holandesa. É um jogador ideal para alinhar num esquema 4-4-2 losango, onde jogaria na posição 10 visto que aí iria potenciar todas as suas qualidades no apoio aos avançados. Encaixava bem no FC Porto, na posição do Lucho González, já que os dragões apostam muito na aproximação dos médios à zona de finalização. Avaliado em 5 milhões, de Jong tem contrato com Ajax até 2015.

Ismaïl Aissati (sem clube) - Este médio ofensivo prometeu bastante nos seus primeiros anos no campeonato holandês e nos escalões jovens da selecção. Formado nas escolas do PSV cedo mostrou que se tratava de um talento emergente mas nunca conseguiu dar o salto para um grande do futebol europeu. Apesar de jogar preferencialmente na posição 10, pode também alinhar nas faixas do ataque. Depois de uma época irregular no Ajax, fez 16 jogos na Holanda, não renovou contrato com o clube treinado por Frank de Boer e está livre para assinar por qualquer clube. Seria uma excelente oportunidade para qualquer um dos grandes apostar num jovem promissor, apenas 23 anos, e desenvolvê-lo para o futuro.

Danilo Dias (Marítimo) - Foi uma das revelações do último campeonato em que os madeirenses terminaram no 5º lugar. Foi um jogador-chave para Pedro Martins e desempenhou várias posições no terreno. Chegou a jogar, para além de médio-ofensivo, a extremo e inclusive a avançado, depois da saída de Baba para o Sevilha. Desde 2010 em Portugal, este brasileiro de 26 anos já justificou uma possível transferência para um dos grandes do futebol nacional. Já foi apontado, algumas vezes, ao FC Porto mas o negócio foi negado pelos responsáveis azuis-e-brancos. Contudo, pela sua capacidade técnica e polivalência seria um bom reforço para os actuais campeões nacionais. Está avaliado em 3 milhões e tem contrato até 2014.

Yacine Brahimi (Rennes) - Mais um jovem médio ofensivo de grande qualidade. Francês, de origem argelina, destaca-se por ser um 10 com uma técnica e capacidade de proteger a bola assinaláveis apesar de ser franzino (1,72m). Ainda não é indiscutível na equipa comandada por Antonetti - fez 17 jogos no campeonato -  mas o próximo ano será o da afirmação de Brahimi. Seria um bom substituto para Aimar, no Benfica, ou Matías, no Sporting, mas os franceses não negoceiam o criativo por menos de 3 milhões de euros.

Suso (Liverpool) - Este médio ofensivo de 18 anos deslumbrou no Europeu sub-19 que foi conquistado pela Espanha. Dono de um pé esquerdo fantástico joga somente na posição 10, onde exibe todas as suas qualidades na organização/construção de jogo. Tem todas as capacidades para ser o futuro playmaker na Selecção principal espanhola. Foi muito jovem para Liverpool onde tem completado a sua formação, é inclusive um caso semelhante ao de Cesc Fàbregas que rumou muito cedo a Londres. Poderia ser uma boa aposta dos três grandes, a título de empréstimo com opção de compra, para desenvolver este talento espanhol. No entanto o clube inglês promete dificultar a saída da jovem promessa.

Concordam com estas opções? Que outros jogadores poderiam entrar neste lote?

3 comentários:

Flávio Silva disse...

Danilo dias é um enorme jogador, tambem ja tinha feito referencia no meu blog no decorrer da epoca passada!
Quanto ao Espanhol Suso, fez um bom europeu de 19, mostrou muita qualidade!
penso que tambem se pode destacar o jovem medio françes, Paul Pogba, que recentemente saiu do Man United para rumar a Juventos! diz-se o novo patrick vieira

Visite e participe no meu blog em:
http://sigabola.blogspot.pt/

Ruben Silva disse...

Sem dúvida. Obrigado pela sugestão, continua a visitar-nos.

Cumps.

Tiagomfc disse...

FCSS,
Muito obrigado pelo comentário, estamos de acordo, mas estes posts servem apenas para sugerir reforços aos grandes e como tal, jogadores que tenham acabado de assinar contrato, não entram na nossa lista, no entanto, seria sem dúvida uma boa aposta para qualquer uma das três equipas.

Obrigado e continua a comentar,
Cumprimentos