segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sporting 2012/2013


O Diário Desportivo, como já foi referido anteriormente, irá analisar a planificação dos plantéis dos três grandes do futebol nacional. Depois da projecção da equipa do FC Porto (aqui) e Benfica (aqui), eis que finalmente iremos dar a nossa opinião acerca da próxima época do Sporting.
Os leões encontram-se numa grave crise de resultados, não conquistando qualquer troféu desde 2009 e não se sagrando campeão nacional desde 2002, a temporada passada foi de revolução, notaram-se melhorias, mas as conquistas tardam em aparecer e apesar de o clube de Alvalade já apresentar uma base sustentada para a próxima temporada, necessitará de fazer alguns retoques, se ambicionar lutar por algo no próximo ano desportivo.
Sá Pinto assumiu a liderança dos verde e brancos a meio da época e tudo o que conseguiu foi lucro, porém, agora terá a pressão de ao mínimo deslize ser acusado de culpado e aí veremos até que ponto o jovem técnico terá capacidade para lidar com a massa associativa e imprensa, aí sim se poderá tirar conclusões quanto à sua capacidade.
Contudo, um entrave ao investimento para a próxima época será a não participação na Liga dos Campeões a somar à sua grave crise financeira, mas se os objectivos iniciais não forem repensados e as expectativas não forem alteradas, o Sporting terá que encontrar alguma solução para conseguir uma equipa que compita com os rivais FC Porto e Benfica e ultrapassar o Braga.
O Diário Desportivo irá dar a sua opinião sobre quem deverá ficar e quem deverá sair e que posições deverão ser reforçadas (pedimos aos leitores que sugiram reforços e que façam a vossa planificação do plantel sportinguista).

Plantel do Sporting para a próxima temporada:

Guarda-redes:
Rui Patricio; Marcelo; Víctor Golas
Laterais direitos:
Cédric Soares; Santiago Arias; ?
Defesas Centrais:
Onyewu; Xandão; ?; ?
Laterais esquerdos:
Emiliano Insua; ?
Médios:
Fito Rinaudo; ?; Stijn Schaars; Elias; André Martins; Luís Aguiar; Matias Fernandez; Marat Izmailov
Extremos:
Jeffrén; Zakaria Labyad; Diego Capel; André Carrillo
Pontas de lança:
Ricky Van Wolfswinkel; ?; ?
Saídas:
Tiago (Fim de carreira, cargo na formação); Alberto Rodriguez (Venda mínimo 1 milhão); Daniel Carriço (Venda mínimo 5 milhões); Anderson Polga (Fim de contrato); Evaldo (Dispensado); João Pereira (Venda, 3,7 milhões-Valência); André Santos (Empréstimo-Deportivo); Valeri Bojinov (Venda mínimo 1,5 milhões); Seba Ribas (Devolução ao Génova); Sinama-Pongolle (Venda mínimo 2,5 milhões); Jaime Valdés (Venda mínimo 1,5 milhões); Leandro Grimi (Venda mínimo 1 milhão); André Marques (Fim de contrato); Celsinho (Fim de contrato); Diogo Rosado (Fim de contrato); Mexer (Fim de contrato-Nacional); Diogo Salomão (Empréstimo-Deportivo); Adrien Silva (Venda mínimo 2,5 milhões).
Entradas:
Defesa direito (Qualidade indiscutível); 2 Defesas centrais (experientes e de créditos firmados na Europa); Lateral esquerdo (Forte concorrente de Insua); Médio defensivo (Forte concorrente de Rinaudo); 2 Pontas de lança (um goleador nato e um jovem com potencial).
Não estão aqui incluídos alguns jogadores emprestados ou outros contratualmente ligados ao Sporting que deverão integrar a equipa B como são os casos de jogadores como Nuno Reis, Turan, Wilson Eduardo, Bruno Pereirinha ou Diego Rubio, potenciais chamados ao plantel principal, entre outros.
Estará este plantel capaz de lutar pelo título com Benfica e FC Porto?Que jogadores devem reforçar o conjunto verde e branco?Que alterações faria a este plantel?

3 comentários:

CL disse...

Bom post, apenas não concordo com:

1. Valor das Saídas

Em algumas saídas vai ser impossível encontrar um comprador pelos valores que referes. Carriço pode sair por 3 milhões, Pongolle será mesmo a custo zero ou incluído em alguma troca (tal como Grimi). Falas do Adrien por 2,5 milhões, tenho pena mas é o provável valor de venda.

2. Entradas

Discordo com a necessidade de compra de:

- 1 defesa esquerdo: O Evaldo, caso não apareça nenhuma proposta vantajosa, deverá ficar, quando foi chamado a intervir não falhou.

- 1 defesa direito: Arias e Cedric são boas opções, se não apostarmos neles agora quando será?

- 2 defesas-centrais: concordo com a necessidade de dois reforços, mas não sendo os dois de categoria superior (nem as finanças o permitiam). É necessário um central de qualidade inquestionável (Ricardo Carvalho?) e, no meu entender, de um jovem valor do futebol português, de modo a ir ganhando experiência (Nuno Reis?, Yohann Tavares?)

SL

Tiagomfc disse...

CL,
Entendo que seja dificil para o Sporting valorizar os passes de jogadores como Grimi e Pongolle, mas estes eram os valores que o Sporting devia impor depois do dinheiro investido nas suas vendas, apesar de ser muito improvavel que alguem pague os referidos valores.

Quanto às entradas, penso que o Evaldo não apresenta qualidade para jogar no Sporting, mesmo a suplente era preferivel um jovem com potencial (mesmo que não seja o Turan), até pelo salário que se poupava.
Acredito no potencial de Arias e Cédric, mas penso que para um clube que ambiciona o título não chega, é preciso alguém com mais experiência e mais consistência para aguentar uma época com cerca de 50 jogos.
Relativamente aos centrais, como é óbvio se o Sporting contratar um dos melhores centrais do Mundo como é o caso do Ricardo Carvalho, o outro poderia ser um jovem com potencial (Nuno Reis a opção mais barata).

Tu como muitos outros, discordam de que sejam precisos contratar tantos jogadores, mas de acordo com aquelas que devem ser as ambiçoes do clube e mesmo sabendo da grave crise, penso que ou o Sporting contrata como deve ou então deverá assumir não estar à altura dos objectivos propostos.

Cumprimentos

DioSCP disse...

Concordo com quase tudo o que está aí menos as entradas...não é preciso ir lá fora buscar jogadores!
O Sporting tem inumeras opções desde jogadores emprestado como Nuno Reis,Pedro Mendes...(que não foram referenciados no post) a jogadores que sobem de juniores e dominaram o campeonato nacional terminando 13 pontos a frente do rival na fase regular da prova!
Por isso toca a apostar no que é nosso e deixem os estrangeiros como 1ª opçao, o Português também é bom e tem qualidade!