quarta-feira, 4 de julho de 2012

Prospecção de mercado do Diário - Médio defensivo

O Diário Desportivo decidiu fazer uma análise de mercado e indicar possíveis reforços para os três grandes. Depois da análise feita à posição de guarda-redes, aqui, de defesa direito, aqui, de defesa central aqui, e defesa esquerdo, aqui, é a vez de abordarmos o mercado no que toca à posição de trinco, posto que poderá ser reforçado por Benfica e FC Porto, sendo mais provável uma aposta por parte dos portistas, o Sporting já contratou Gelson Fernandes e portanto não necessita de um trinco.

Dudu Cearense (Atl. Mineiro) - Este trinco brasileiro, internacional por 12 ocasiões, não é primeira aposta no clube de Belo horizonte, o que o torna um alvo acessível. Bastante experiente, contando já com passagens por Olympiacos e CSKA de Moscovo, Dudu Cearense é conhecido pelos fortes remates que executa quando sobe no terreno. Está avaliado em 1,5 milhões de euros e tem 29 anos. Seria uma boa aposta para o FC Porto para ser alternativa a Fernando.

Reo-Coker (Sem clube) - Médio defensivo inglês que, desde Julho, está à procura de novo clube.Conta com passagens por Aston Villa, West Ham e Bolton, e também pode alinhar na faixa direita da defesa. Prometeu muito enquanto jovem e foi presença assídua nos escalões jovens da selecção inglesa. Conhecido por ser um exímio recuperador de bola já foi apelidado de pitbull mas nunca chegou a ingressar num clube de topo. Seria um reforço sem custos que seria uma fiável alternativa aos titulares. Tem 1.85m e tem 28 anos.

Leroy Fer (Twente) - Tem sido apontado, nas últimas semanas, como possível reforço encarnado para este defeso. Médio defensivo, que pode jogar também mais adiantado, é semelhante física e tecnicamente a Axel Witsel. É um trinco com bastante técnica e excelente na primeira fase de construção. Distingue-se também por ser um autêntico recuperador de bolas ainda que, em algumas circunstâncias, possa ser demasiado agressivo nos lances. No caso de Witsel ser transferido neste verão, seria um grande substituto do belga no plantel encarnado. Leroy Fer assinou pelo Twente, proveniente do Feyenoord, na época passada facto que poderá dificultar uma possível transferência para a Luz. Está avaliado em 6 milhões de euros mas calcula-se que o Twente só liberte o jogador por uma verba mais elevada. Tem contrato válido com o clube holandês até 2014 e mede 1,88m. 


Cláudio Yacob (Sem clube) - Fez a carreira toda no Racing Avellaneda na Argentina, tendo sido 3 vezes internacional A pela selecção das "pampas", não tendo renovado contrato com o clube "celeste" e que por isso está livre para assinar por qualquer clube, estando ao que tudo indica muito perto do Botafogo, mas ainda sem contrato assinado.
Yacob é um jogador comparável ao sportinguista Fito Rinaudo, empresta muita raça, capacidade de luta, recuperação de bola e com capacidade para sair a jogar, seria uma boa alternativa a Fernando, caso este saía do FC Porto, contudo os "dragões" terão de ser rápidos se pretenderem adquirir o jogador, porque interessados não faltam e o médio de 24 anos está perto de assinar por outro clube.

Franco Zuculini (Sem clube) - Mais um internacional argentino que iniciou a carreira no Racing, mas este, aos 21 anos, já com experiência europeia, ao ter representado o Hoffenheim, o Génova e por último o Saragoça, por empréstimo do clube alemão, tendo agora terminado contrato e está livre para assinar por qualquer clube.
Por 11 vezes titular esta época em Espanha, este médio, apesar de ainda não se ter afirmado em nenhum dos clubes europeus por onde passou, revela facilidade na construção de jogo com uma boa visão e que se destaca principalmente pelas acções ofensivas.
Seria um bom jogador a apostar por qualquer dos 3 grandes, mas tendo em conta que o Sporting já esgotou as suas opções para essa posição, o Benfica e o Porto poderiam apostar neste jovem para suplente do seu clube, podendo também utilizá-lo na equipa B, tendo em conta que só completa 22 anos em Setembro.

Concordam com estas opções? Que outros jogadores poderiam entrar neste lote?

Sem comentários: