segunda-feira, 9 de julho de 2012

Prospecção de mercado do Diário - Médio centro

O Diário Desportivo decidiu fazer uma análise de mercado e indicar possíveis reforços para os três grandes. Depois da análise feita à posição de guarda-redes, aqui, de defesa direito, aqui, de defesa central aqui, e defesa esquerdo, aqui, e de trinco, aqui, é a vez de abordarmos o mercado no que toca à posição de médio centro, posto que poderá ser reforçado por Benfica, FC Porto e Sporting se houver saídas de jogadores desta referida zona do terreno. (Ex: Moutinho, Witsel ou Schaars)

Rasmus Elm (AZ) - Este médio sueco destaca-se por ser um exímeo marcador de lances de bola parada, tendo marcado 10 golos, em 2011/2012, na Eredivise. O seu estilo de jogo assemelha-se bastante ao de Steven Gerrard no sentido em que Elm também possui uma grande facilidade de passe longo. Foi muito jovem para Alkmaar mas conseguiu-se impor na formação holandesa, chegando mesmo a envergar a braçadeira de capitão em algumas ocasiões. Encaixaria bem em qualquer um dos três grandes mas só se houvesse vendas. Avaliado em cerca de 6 milhões de euros, mede 1,84m e tem contrato até 2013.

Manuel Fernandes (Besiktas) - O médio nascido em Lisboa já passou pelos grandes campeonatos da Europa mas nunca se conseguiu impor verdadeiramente. Depois de passagens pelo Everton, Portsmouth e Valencia, fixou-se no Besiktas onde tem sido uma das peças fundamentais. Conhecido por ser um 8 de excelência foi outrora chamado de Manelélé. Tem grande visão de jogo e tem uma boa meia-distância, marcando 5 golos no último campeonato turco. Seria uma possibilidade forte tanto para o Benfica como  para o FC Porto, embora estes só avançariam para a transferência se se verificassem saídas. A situação económica do Besiktas pode facilitar o negócio embora o salário do português, em Istambul, seja proibitivo. Avaliado em 11 milhões de euros, Manuel Fernandes tem contrato até 2014.

Jonathan dos Santos (Barcelona) - O mexicano, irmão de Giovani dos Santos (Tottenham), fez toda a sua formação nos escalões jovens do clube catalão. Jogador fulcral no Barça B chegou, por diversas vezes, a ser chamado por Guardiola para jogar na equipa principal. Destaca-se por ser um médio de construção com um toque de bola assinalável, ao estilo do tiki-taka espanhol. Podia ser uma boa aposta dos três grandes, em especial do Sporting, na qualidade de emprestado. Tem 22 anos e está avaliado em 2,5 milhões de euros. Contudo, o emblema blaugrana parece apostado em manter o jovem mexicano.

Arouca (Santos) - Este médio brasileiro tem características parecidas às de Ramires (Chelsea). Muito voluntarioso, tem um "pulmão" incrível e ajuda a equipa em todos os processos, defensivos e ofensivos. Um autêntico box-to-box. Aos 25 anos, já tem muita experiência contando com passagens pelo São Paulo e  Fluminense antes de se afirmar no Santos. É conhecido por ser um recuperador de bolas incansável e por dar apoio no ataque sempre que seja conveniente. Seria um excelente substituto de Axel Witsel, caso este venha a sair dos encarnados. No entanto, este médio brasileiro pode ser um alvo difícil porque é peça fundamental na equipa de Neymar e Cª. Avaliado em 4,5 milhões de euros, mede 1,72m.

Jonathan de Guzman (Villarreal) - Com a descida do submarino-amarelo muitos foram os jogadores que viram a porta de saída aberta. De Guzman foi um deles e, nestas últimas semanas, foi apontado a alguns emblemas da Premier League, entre eles o Swansea treinado por Laudrup. Este médio que fez toda a sua formação no Feyenoord, ingressou na última temporada no Villarreal onde completou 25 jogos na Liga espanhola. É um médio de vocação ofensiva que pode jogar inclusive a 10, atrás do ponta-de-lança. Foi apontado, enquanto estava na Holanda, como sendo uma das maiores promessas do futebol daquele país mas não se conseguiu afirmar na Liga espanhola e dar seguimento ao futuro que lhe era projectado.

Concordam com estas opções? Que outros jogadores poderiam entrar neste lote?

Sem comentários: