Jovens Prodígios

Gerard Deulofeu - Mais uma pérola para o ataque blaugrana
Como tem sido habitual nos últimos tempos, são muitos os jovens da formação culé que são aposta na equipa principal. A maior parte deles são jogadores de ataque como Pedro Rodríguez, Cristian Tello ou Isaac Cuenca. Agora surge outro prodígio nos mesmos moldes: Gerard Deulofeu. Este extremo de 18 anos foi uma das figuras principais - a par de Jesé do Real Madrid - no recente Europeu sub-19 que se disputou na Estónia. Com dois golos marcados na competição, o jogador espanhol foi decisivo no desempate das grandes penalidades das meias-finais, frente à França, acertando o remate da vitória.
Com o clássico 4-3-3 blaugrana, sem ponta-de-lança fixo, onde Fàbregas é utilizado muitas vezes na frente Tito Vilanova vai, sem dúvidas, recorrer à velocidade e imprevisibilidade do craque nascido em Riudarenes.

"Desenvolvido" na cantera culé, também conhecida por La Masía, onde chegou com apenas 9 anos
destacou-se em todos os escalões de formação, sendo sempre apontado pelos responsáveis do Barça como um prodígio. Estreou-se na Primeira Divisão pela mão de Guardiola, diante do Maiorca a 29 de Outubro de 2011, no Camp Nou. São muitos os clubes que pretendem Deulofeu, por empréstimo, e neste defeso já se especulou muito na sua saída. No entanto, o jovem extremo tem aproveitado, nesta pré-época,  ausência dos internacionais para se impor no plantel tendo marcado mesmo frente ao Hamburgo num particular realizado na Alemanha.
A envergar a camisola 27 azulgrana, Gerard Deulofeu é um extremo puro de 18 anos de idade, que não encaixa tão bem no famoso tiki-taka espanhol visto que é um ala moderno, algo individualista, que aposta mais nas jogadas de um-para-um. É um jogador virtuoso que sai muito rapidamente do drible em direcção à zona de remate.


Nome
Gerard Deulofeu Lázaro
Idade
18 anos  13-03-1994
Local de Nascimento
Riudarenes
Altura
1,77 m
Posição
Extremo
Clube
Barcelona








Um pequeno vídeo de Deulofeu em acção:


O que pensam deste novo jovem prodígio?

El Shaarawy - o novo príncipe milanês

O Milan tem, nesta presente época, um dos melhores plantéis dos últimos anos com alternativas credíveis para todas as posições. Zlatan Ibrahimovic, Alexandre Pato, Inzaghi, Robinho e Maxi López, este é o leque de avançados que, ao que tudo indica, não deixa espaço para mais ninguém brilhar. Mas um jovem italiano, adquirido este Verão, tem deslumbrado na Serie A. O seu nome é Stephan El Shaarawy. Com as lesões de Inzaghi e Cassano, este miúdo de pai egípcio e mãe italiana, tem conseguido impor-se em San Siro deixando inclusive Pato no banco de suplentes. A táctica usada por Allegri no Milan, com 3 médios de contenção, normalmente Van Bommel, Nocerino e Aquilani, permite a jogadores como Robinho e El Shaarawy desfrutarem de maior liberdade para exprimir o seu futebol.

Este avançado, nascido em Savona, estreou-se na Serie A com apenas 16 anos na altura a representar as cores do Génova. Em 2010, El Shaarawy com a falta de oportunidades nos Rossoblu foi cedido ao Padova onde brilhou chamando a atenção dos grandes tubarões europeus. No último Verão o AC Milan ganhou à concorrêcnia e adquiriu o passe do jovem italiano blindando-o com uma cláusula de 20 milhões de euros. Em Setembro debutou com a camisola milanesa em Nápoles. Três dias depois marcou o seu primeiro golo frente à Udinese, e partir daí tem aproveitado as baixas de Inzaghi e Cassano e os castigos de Ibra para se fixar no onze inicial. A envergar a camisola 92 rossoneri El Shaarawy é um avançado recuado de 19 anos de idade, que tem propensão em descair para a faixa esquerda do ataque, facto que lhe proporciona as diagonais para o interior do terreno. É um jogador virtuoso que sai muito rapidamente do drible em direcção à zona de remate. Além de ser forte no um-contra-um nunca perde a objectividade e tem sempre os olhos postos na baliza contrária.

Nome
Stephan El Shaarawy

Idade
19 anos  (27 Outubro 1992)
Local de Nascimento
Savona
Altura
1.78 m
Posição
Avançado
Clube
AC Milan








Um pequeno vídeo de El Shaarawy em acção



O que pensam deste novo jovem prodígio?


Cristian Tello - mais um "produto" de La Masía

Todos os anos saem novos craques vindos da cantera blaugrana, a última fornada de talentos trouxe Thiago Alcântara (que já é opção regular), Jonathan dos Santos, Isaac Cuenca e um novo que promete mexer nas contas de Pep Guardiola: Cristian Tello. Estes jogadores - muitos de tenra idade - ganham experiência no Barcelona B, formação que disputa a Liga Adelante, e quando são chamados à turma principal, são considerados autênticos reforços para aquele que é considerado o melhor clube do mundo. Em Barcelona privilegia-se a inserção desses jovens em detrimento da contratação vinda do estrangeiro. Ibrahimovic, Alexis Sánchez ou Mascherano são excepções a esta regra. Tello tem vindo - paulatinamente - a ganhar a confiança do treinador e a ser chamado a jogo com alguma frequência.

Debutou com a camisola blaugrana em Novembro do ano passado contra o Hospitalet num encontro a contar para os oitavos-de-final da Copa do Rei. Em Camp Nou contra o próprio Hospitalet marcou 2 golos na goleada por 9-0. Já este ano começou a entrar nas contas do técnico catalão e a 4 de Fevereiro marcou na sua estreia como titular na La Liga frente à Real Sociedad. Cristian Tello, a envergar a camisola 37 blaugrana, é um extremo puro que pode alinhar nas duas bandas. Usa como principal arma a sua grande velocidade e o desequilíbrio no um-contra-um. No jogo frente ao Villarreal, a contar para a Liga, foi notória a preocupação da defensiva do submarino amarelo em fortalecer a vigilância em relação a Tello, recém entrado. É um jogador diferente dos demais que saíram recentemente de La Masía, diferente, por exemplo, de Pedro Rodríguez que é mais um extremo que procura as desmarcações e movimentações para o interior do terreno, contrariamente ao que faz Tello procurando explorar a faixa, com dribles, maioritariamente, em direcção à linha de fundo.


Nome
Cristian Tello Herrera
Idade
20 anos  (11 Agosto 1991)
Local de Nascimento
Sabadell
Altura
1.78 m
Posição
Extremo
Clube
Barcelona



Um pequeno vídeo do jogador frente ao Hospitalet





Alex Chamberlain

Há muito que se sabe o talento de Arsène Wenger em lapidar "diamantes" em bruto e convertê-los em verdadeiras "jóias", ou seja, de trabalhar jovens jogadores com potencial e transformá-los em autênticos atletas de classe mundial. De Thierry Henry a Cesc Fàbregas ou de Patrick Vieira a Van Persie todos eles são grandes exemplos do excelente trabalho de Wenger com os jovens prodígios. Nesta época 2011/12, apesar da equipa estar novamente a defraudar os seus adeptos encontrando-se, à 24ª jornada, no 5º lugar da Premier League, tem-se assitido ao surgimento de um "novo menino" de Wenger: Alex Oxlade-Chamberlain.

Contratado a 8 de Agosto pelo Arsenal, que desembolsou cerca de 12 milhões de euros ao Southampton, o jogador inglês seguiu as pisadas do seu compatriota Theo Walcott que fez o mesmo percurso. Chamberlain estreou-se a marcar logo em Setembro frente ao Shrewsbury Town, num jogo da Carling Cup. A 4 de Fevereiro marcou os seus primeiros golos na Premier bisando na vitória frente ao Blackburn Rovers por 7-1.

Alex Chamberlain é um extremo moderno na linha do que era Cristiano Ronaldo nos seus primeiros anos de Manchester, isto é, muito vertical, forte no um-contra-um e bastante virtuoso. É destro e joga preferencialmente nas alas podendo também alinhar como ponta-de-lança.


Nome
Alexander  Oxlade-Chamberlain
Idade
18 anos  (15 Agosto 1993)
Local de Nascimento
Portsmouth
Altura
1.80 m
Posição
Extremo
Clube
Arsenal


Um pequeno vídeo do jogador frente ao United

O que pensam da nova pérola de Londres? Qual a avaliação que fazem relativamente ao trabalho de Wenger com os jovens?