segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vem aí o grande derby!
























Esta segunda-feira joga-se mais um grande derby em Portugal, o derby dos derbys, o confronto entre Sporting e Benfica, os eternos rivais defrontam-se e a ambição de ganhar é a mesma de sempre, nem que seja uma luta pela honra, um derby é sempre um derby e nada melhor que ganhar a um rival.

A bola vai começar a rolar às 20h15 e os adeptos de ambos os clubes já só têm o seu pensamento no grande jogo, fulcral para ambas as equipas, ainda que com ambições distintas, pois o Benfica não pode deixar o FC Porto fugir na liderança do campeonato e o Sporting tem uma excelente oportunidade de chegar ao quarto lugar ultrapassando o Maritimo.
Quanto aos protagonistas, os treinadores escondem o jogo e guardam a convocatória para depois do último treino que irá ocorrer no dia do encontro, pois ambos vêm de um jogo para as competições europeias e ambos ainda têm algumas dúvidas nas escolhas a fazer, muito devido a lesões.
E são as lesões que devem preocupar Jorge Jesus que ao longo desta semana viu os seus quatro centrais se lesionarem e corre o risco de ter de improvisar novamente uma dupla de centrais depois da utilização de Javi Garcia e Emerson em Stanford Bridge, no entanto, há a esperança de que tanto Garay, Luisão ou Jardel possam recuperar a tempo de defrontar os «leões».
No Sporting, resta saber como estará a condição física de alguns jogadores ao fim desta intensa sucessão de jogos que tem deixado muitos atletas devastados, Matias, Izmailov, Capel e Wolfswinkel poderão ser alguns dos jogadores a acusar maior desgaste, veremos em que condições irão estar no derby.
Em termos tácticos prevê-se que ambos optem por um 4x2x3x1, podendo no caso do Sporting variar em 4x3x3 em acções ofensivas com o apoio de Schaars ou Elias ao ataque, no Benfica, Witsel poderá subir no terreno, tendo em conta o castigo de Aimar.
Espera-se um Sporting em versão Sá Pinto, versão essa já demonstrada na Liga Europa, uma equipa resguardada no seu meio campo que aproveita o erro do adversário e que sai muito rápido para o contra-ataque, procurando a velocidade de Capel, a imaginação de Matias, a construção de Schaars, a pressão de Elias, a inteligência de Izmailov e a eficácia de Wolfswinkel.
Já o Benfica deverá tentar assumir o jogo pois está obrigado a ganhar e depois da eliminação da Liga dos Campeões, as «águias» não devem querer ficar apenas com a luta pela Taça da Liga e irão fazer de tudo para ganhar e terão o ponto forte das bolas paradas, basta recordar que na Luz foi um canto que decidiu o jogo e elementos como Luisão, Javi Garcia, Matic e Cardozo poderão ser fundamentais neste capítulo.
Deverá ser um jogo de elevada intensidade, apesar do cansaço pois a vontade de ganhar de ambas as formações irá superiorizar-se e espera-se um jogo bem jogado com ambas as equipas a jogar ao ataque, mas também no erro do adversário, jogando muito fechadas a defender e soltando-se rapidamente para o ataque com bola.
Em termos estatísticos, tudo joga a favor dos encarnados que nos últimos anos têm levado a melhor sobre os verde e brancos, mas isso poderá não jogar a seu favor, pois a equipa de Alvalade tem a sua dignidade por defender e um campeonato por "salvar" e uma vitória num derby é uma motivação extra para enfrentar todos os confrontos.
Quem levará a melhor no derby? Concorda com os nossos onzes?Que alterações faria?

 PS-Onze feito na expectativa que Garay e Luisão recuperem e feito antes do anúncio das respectivas convocatórias, pelo que é possível que tenham de ser feitas alterações.

Sem comentários: